Registro de imóveis x Escritura

R

É muito comum que as pessoas entendam que a escritura já vale como registro da transferência do imóvel. Contudo, de acordo com a legislação brasileira a escritura é parte do processo de compra e, por isso, não pode ser reconhecido como registro.

A escritura do imóvel é um documento que oficializa a transferência do imóvel, sendo o primeiro passo posterior à assinatura do contrato de compra e venda. Em casos que envolvem a venda à vista, ela deve ser emitida pelo Tabelionato de Notas, em casos de financiamento, o contrato acaba substituindo a escritura.

Feita a assinatura do contrato ou da escritura, é necessário encaminhar o documento ao Cartório de Registro de Imóveis para que seja solicitada a transferência da matrícula do imóvel. Cabe salientar ainda, que cada imóvel pertence a um cartório, então é necessário que você fique atento a sua localização para que possa concluir esse processo.

O registro então é realizado mediante a apresentação da escritura no Cartório de Imóveis. Desta forma, ocorre a atualização do número de matrícula, este número é exclusivo do bem e é onde consta toda a descrição do imóvel, bem como os dados do proprietário.

Adquiriu um imóvel e precisa de ajuda com a documentação? Conte com a ACMS, realizamos todo tipo de averbação e registro junto ao Cartório de Registro de Imóveis.

Entre em contato conosco pelo pelo fone 51 3061 7212 ou pelo WhatsApp 51 99556 7300

 

Escrito por

Adicionar comentário

Por admin

Posts recentes

Comentários

Arquivos

Categorias

Meta