ITBI: tire todas as suas dúvidas sobre essa taxa

I

Se você está pensando em transformar o sonho da casa própria em realidade, é bem provável que já tenha ouvido falar sobre o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis. Ele é um tributo cobrado pela Prefeitura do município sempre que há aquisição ou transferência de um imóvel. E é justamente por ser uma tarifa municipal que não há um valor fixo, essa taxa pode variar entre 2% e 4% sobre o valor de venda do imóvel.  

Outra questão frequente é a responsabilidade de quitação deste débito. Pois bem, geralmente, esse é um tributo pago pelo comprador, entretanto, nada impede que as partes envolvidas negociem entre si a forma como será quitada essa despesa. O importante é saldar o ITBI em até 30 dias, uma vez que a transferência da titularidade do imóvel só é efetuada após o pagamento.

Ainda em alguns casos, o comprador tem a possibilidade de solicitar o desconto ou a isenção. Se o seu imóvel for financiado pelo SFH (Sistema de Financiamento Habitacional) você pode pleitear até 50% de abatimento. Em outros casos, se você estiver adquirindo seu primeiro imóvel pelo SFH, você poderá ter direito à isenção dependendo do valor do imóvel; compradores que optam o Programa Minha Casa Minha Vida também podem obter desconto ou até mesmo isenção.

Quem decide por adquirir seu imóvel através de financiamento imobiliário pode ainda verificar a possibilidade de incluir esse tributo ao valor financiado, quitando o valor de forma parcelada!

Quer saber mais? Podemos encontrar a melhor forma de viabilizar a compra do seu lar, entre em contato conosco pelo fone 51 3061 7212 ou pelo WhatsApp 51 99556 7300.

Escrito por

Adicionar comentário

Por admin

Posts recentes

Comentários

Arquivos

Categorias

Meta