Quais as diferenças entre os principais sistemas de financiamento?

Q

Na hora de adquirir o seu tão desejado imóvel surgem diversas dúvidas e, se você for optar por financiá-lo, é importante que você entenda quais são os principais sistemas disponíveis. Saiba quais são eles:

Sistema Financeiro de Habitação

O SFH é o sistema de financiamento imobiliário para a compra de imóveis residenciais mais utilizado no país. Com ele você pode utilizar recursos de contas de poupança, ou do FGTS no processo de financiamento para aquisição ou construção de imóveis residenciais.

O valor máximo de avaliação do imóvel residencial passou a ser de R$ 1,5 milhão e você pode optar por financiar até 80% do valor do imóvel.

Neste caso, a taxa efetiva de juros é variável de acordo com a instituição financeira e o respectivo relacionamento do cliente e, via de regra, o valor das parcelas não pode comprometer mais de 30% da renda do contratante.

Sistema Financeiro Imobiliário

O SFI é uma opção voltada para o financiamento de imóveis que não são abrangidos pela lei do SFH. Os imóveis residenciais com valor compra ou de avaliação superior a R$ 1,5 milhão ficarão enquadrados nesta modalidade, na qual não será possível utilizar os recursos do FGTS do proponente.

Em ambos os casos o prazo de quitação é de até 35 anos, variando de acordo com a instituição bancária. Enquanto o SFH apresenta uma série de normas e requisitos, o SFI é mais flexível justamente por ser regido pelo próprio segmento imobiliário. Vale salientar que essa não é uma decisão do comprador, a decisão por determinado sistema de financiamento está condicionada ao valor do imóvel.

Quer saber mais? Somos experts em crédito imobiliário e a nossa assessoria vai lhe ajudar a encontrar a melhor forma de viabilizar a compra do seu imóvel. Entre em contato conosco pelo fone 51 3061 7212 ou pelo WhatsApp 51 99556 7300.

Escrito por

Adicionar comentário

Por admin

Posts recentes

Comentários

Arquivos

Categorias

Meta