O financiamento imobiliário é uma ótima alternativa para a compra de imóveis. Os financiamentos, na maioria das vezes, são feitos por bancos, que repassam um dinheiro ao vendedor do imóvel para complementar o pagamento do preço.
Este processo facilita a transação imobiliária, pois garante ao vendedor grande parte do preço do imóvel e o comprador se compromete a efetuar o pagamento do saldo financiado diretamente à instituição bancária num longo prazo. Juntamente com o financiamento, é feita a contratação de um seguro, que garante a quitação da dívida em caso de morte ou de invalidez permanente do contratante, além de danos físicos ao imóvel objeto da garantia do banco.
Durante o período de financiamento, ou seja, enquanto não for quitado o saldo objeto do financiamento, o imóvel estará na propriedade do comprador, mas ficará alienado ao banco credor até que ocorra a liquidação do valor contratado.
A maioria das instituições bancárias trabalham com financiamento imobiliário. A grande diferença entre cada banco está nas taxas de juros cobradas, no prazo máximo permitido para o parcelamento do financiamento, bem como no percentual do imóvel que pode ser financiado. Por isso, é importante contar com uma boa assessoria em crédito imobiliário para garantir as melhores condições.
Depois de definidas as melhores condições, o próximo passo é enviar os documentos para a aprovação do crédito.
É necessário apresentar os seguintes documentos do(s) proponente(s): cópia do documento de identidade com CPF, da certidão de estado civil, dos comprovantes de renda (contracheques e declaração do imposto de renda do casal), de um comprovante de residência atualizado, bem como não poderá estar inscrito em cadastro de inadimplentes.
Os empresários e os profissionais autônomos podem comprovar renda por meio da declaração de imposto de renda, de extratos bancários, de contrato de prestação de serviços ou de outros documentos, conforme o caso.
A renda comprovada determina o valor máximo da prestação mensal possível a viabilizar a contratação do financiamento. Isto porque, via de regra, as parcelas não podem ultrapassar o equivalente a 30% da renda bruta.
Após a aprovação do crédito e com o imóvel definido, o banco fará a avaliação do imóvel, bem como verificará a documentação necessária da parte vendedora e do imóvel. Estando tudo conforme, o banco emitirá o contrato com caráter de escritura pública de compra e venda a ser assinado por todas as partes.
Neste momento, a parte compradora precisa realizar o pagamento das despesas inerentes à transferência da propriedade, tais como tarifas do banco, imposto de transmissão e cartório de registro de imóveis.
Uma vez assinado o contrato de financiamento, ele precisa ser registrado no cartório de registro de imóveis competente e, somente após a conclusão deste registro, é que os recursos do financiamento imobiliário serão liberados ao vendedor.
Normalmente, a primeira parcela do financiamento vence 30 dias após a assinatura do contrato.
Este processo tem auxiliado muitas pessoas a realizarem a compra da casa própria. Mas a definição da melhor taxa e opção de crédito, a diligência de documentos e a tramitação do processo até a liberação dos recursos do financiamento não é tão simples assim.
Somos experts em crédito imobiliário e a nossa assessoria vai lhe ajudar a encontrar a melhor forma de viabilizar a comprar do seu imóvel.
Podemos fazer uma simulação gratuita para você! Basta entrar em contato conosco pelo fone 51 3061 7212 ou pelo WhatsApp 51 99556 7300.