Passo a passo: como usar o FGTS para comprar um imóvel

P

Usar o FGTS para comprar imóvel

👉 Muitas pessoas têm como grande sonho adquirir o imóvel próprio. utilização dos recursos do FGTS é uma excelente alternativa para auxiliar no pagamento do preço do seu imóvel, uma vez que você pode vir a utilizar os recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço para comprar o seu imóvel, dar de entrada ou mesmo para quitar prestações.

  • O que é o FGTS?

Esse recurso é um valor depositado mensalmente pela empresa ao empregado. Esse fundo é depositado em uma conta exclusiva na Caixa Econômica Federal, que é aberta no momento em que o empregado é registrado na empresa.

O benefício foi criado para funcionar como reserva para o trabalhador, a fim de resguardá-lo em casos de emergência.

  • Condições para o uso do FGTS

É possível utilizar o montante depositado na conta vinculada do FGTS para a compra da casa própria. Para tanto, é necessário apresentar documentos ao banco que comprovem o preenchimento dos requisitos necessários à utilização. Trata-se de um processo burocrático e  há regras e condições que devem ser observadas, tais como:

– O imóvel residencial precisa ter valor de compra ou de avaliação máximo de R$800.000,00; 

– É necessário comprovar o mínimo 36 meses de contribuição para o FGTS; 

– O adquirente não pode ser proprietário ou detentor de fração superior a 40% ou usufrutuário de outro imóvel residencial, concluído ou em construção, na cidade onde exerce sua ocupação principal, no atual município de residência, nem nos municípios limítrofes ou integrantes da mesma região metropolitana; 

– O imóvel a ser adquirido deve estar localizado no município onde o proponente exerce a sua ocupação principal, limítrofe ou na região metropolitana, ou ainda, no local do seu domicílio, desde que comprove nele residir há pelo menos 1 ano. 

-O adquirente não pode ser proprietário de imóvel residencial financiado pelo SFH em qualquer parte do país; 

– O imóvel pretendido não pode ter sido adquirido com recursos do FGTS nos últimos 3 anos. 

  • Dicas para usar o seu FGTS
  • Quitar parte do valor das parcelas do financiamento vigente pelo SFH;
  • Amortização da dívida ou pagamento total
  • Utilização do FGTS

A ACMS Assessoria em Crédito Imobiliário presta assessoria para os trâmites necessários à utilização dos recursos do FGTS em todo o processo, inclusive na hipótese de não haver a pretensão de contratar financiamento imobiliário. Assim, a assessoria pode lhe auxiliar a utilizar os recursos do FGTS  no momento da compra ou para amortizar a dívida ou, ainda, para quitar o financiamento com os depósitos do FGTS.  A assessoria presta a orientação necessária a respeito dos trâmites, impostos e taxas que envolvem a operação, bem como toda a diligência de documentos e certidões, com a gestão do processo junto ao agente financeiro, diligência da escritura pública junto ao Tabelionato e demais trâmites perante o Cartório de Registro de Imóveis e a Prefeitura Municipal.

Escrito por

Adicionar comentário

Por admin

Posts recentes

Comentários

Arquivos

Categorias

Meta